Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > Resiliência e Reprovação: fases do caminho para a Aprovação!

as Notícias

Resiliência e Reprovação: fases do caminho para a Aprovação!

Luiza Guedes Ferreira

 

Olá pessoal! Meu nome é Luiza, sou professora de Contabilidade e Direito Tributário aqui no Logos Concursos e hoje resolvi conversar um pouco com vocês sobre as reprovações desse mundo dos concursos.

Vocês poderiam pensar: “Mas Luiza, logo no seu primeiro artigo você irá falar sobre reprovação?”

E minha resposta é um sonoro sim. É importante não transformarmos a reprovação em tabu, mas sim falarmos dela como uma etapa do processo que precisa ser superada.

Decidi falar sobre esse assunto por dois contextos diferentes. O primeiro contexto está direcionado àqueles que estão iniciando sua preparação, como forma de prepara-los para essa caminhada que não é fácil, mas, se encarada de uma forma saudável, trará muitas alegrias. O segundo contexto refere-se àqueles que já estão na caminhada dos concursos e passaram por uma reprovação recentemente, estando com dificuldades para recomeçar.

Todos aqueles que já viveram uma reprovação sabem como é difícil conferir o gabarito e perceber que, mais uma vez, a sua pontuação não foi o suficiente para alcançar a tão sonhada aprovação. É normal chorar por alguns dias, se revoltar e gritar que essa vida não é para você. Mais comum ainda é procurar culpados para justificar todo sofrimento.

Os dias passam, as culpas são distribuídas, e em um determinado momento você percebe que você continua sendo o único responsável por qualquer mudança na sua vida. Chegou a hora de juntar os cacos e recomeçar.

É preciso perceber que a forma de encarar a reprovação, atrasa ou adianta a sua aprovação. Quanto antes você se levantar da queda, mais próximo você estará da posse em seu sonhado cargo. Aqui, é importante citarmos sobre a resiliência, entendida como a capacidade do indivíduo de superar os obstáculos e alcançar seus objetivos.

Portanto, caso essa seja a sua situação, busque desenvolver sua resiliência, use a reprovação como uma alavanca que te impulsionará para o sucesso, encarando-a como um aprendizado do que fazer diferente da próxima vez. Chegou a hora de analisar os erros cometidos, analisar as escolhas feitas e mudar o que precisa ser mudado.

Acredite em seu potencial e tenha certeza de que você é capaz de alcançar todos os seus sonhos! Lembrem-se dos motivos que te fizeram iniciar essa jornada, e sigam firmes! Estamos juntos nesta caminhada!

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar