Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > O MPT e MPDFT confirmaram o recebimento de ofício para concederem verba para realização do concurso MPU 2018

as Notícias

O MPT e MPDFT confirmaram o recebimento de ofício para concederem verba para realização do concurso MPU 2018

O principal entrave para que o concurso MPU ocorra este ano é o orçamento. E a luta do Ministério Público da União para viabilizá-lo teve avanços. O Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, pertencentes ao órgão, informaram que já receberam o ofício do MPU solicitando orçamento para viabilizar o concurso. A seleção, esperada para outubro, também é desejada pelos dois ramos do órgão.

Mesmo sem recursos previstos na Lei Orçamentária de 2018, o secretário-geral do MPU, Alexandre Camanho, reúne esforços para que a seleção seja realizada até dezembro. Isso porque o órgão possui 1.668 cargos vagos de técnicos e analistas. A solução encontrada foi recorrer aos quatro ramos do MPU para juntar a verba, estimada em R$ 9,5 milhões.

Os ministérios teriam que conceder uma quantia contribuindo para que o concurso saia do papel. Os dois ramos confirmaram o recebimento do ofício enviado por Camanho para concessão do orçamento.

A Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Trabalho respondeu  que o documento “foi recebido pelo MPT e está em tramitação nas esferas administrativas". Ainda de acordo com o MPT, "é de interesse da instituição que o concurso seja realizado o mais breve possível”. 

Outro fator que contribui para essa perspectiva é que, mesmo sem a confirmação da verba, o MPU já adianta os preparativos da seleção. O processo para escolha da banca organizadora já foi iniciado, constando no setor de licitações do órgão.

Os avanços na licitação para escolha da empresa, entretanto, dependem do orçamento para que a seleção ocorra. Somente quando o secretário-geral do Ministério Público da União, Alexandre Camanho, tiver os recursos necessários para o concurso, o processo de definição da banca poderá ser retomado.

Os membros da comissão responsável pelo concurso indicam que a expectativa é que o orçamento seja definido em breve tendo em vista a urgência para a nova seleção. A instituição responsável por organizar os últimos quatro concursos MPU foi o Cebraspe (antigo Cespe/Unb).  A Secretaria de Gestão de Pessoas também enviou à Gerência de Relacionamento do Banco do Brasil a celebração do convênio para que seja feita a cobrança das taxas de inscrição da seleção.

De acordo com membros da comissão do concurso, isso foi feito para adiantar burocracias necessárias para viabilizar a seleção.

Outras notícias

ver todas

central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Batista de Oliveira, 693 - 3º andar

Centro - Juiz de Fora - MG

veja aqui como chegar