Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > EBSERH: O que é, Concursos, Salários e Prova

as Notícias

EBSERH: O que é, Concursos, Salários e Prova

O que é EBSERH ?
 
Segundo informações do próprio site da EBSERH, "A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada por meio da Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, como uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como prestar às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública".
 
A rede EBSERH é a maior rede de hospitais públicos no Brasil, sendo composta pelo órgão central da empresa e mais 50 Hospitais Universitários Federais (HUFs), vinculados à 35 Universidades Federais.
 
Qual a Finalidade da EBSERH? 
 
Uma das finalidades da Ebserh é a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade. Essas atividades de prestação de serviços de assistência à saúde estão inseridas integral e exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Além disso, a Ebserh é responsável pela gestão dos hospitais universitários. 
  
 Os hospitais universitários desempenham as funções de centros de referência de média e alta complexidade para a rede pública de serviços de saúde, tendo como objetivos específicos:
 
Ofertar serviços de atenção de média e alta complexidade, observada a integralidade da atenção à saúde, com acesso regulado, mantendo as atividades integradas à rede de urgência e emergência;
Garantir oferta da totalidade da capacidade instalada ao SUS;
Avaliar novas tecnologias em saúde, com vistas a subsidiar sua incorporação ao SUS;
Desenvolver atividades de educação permanente para a rede de serviços do SUS, com vistas à qualificação de recursos humanos para o sistema;
Desenvolver ações de telessaúde, utilizando as metodologias e ferramentas propostas pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
 
Planos de Carreira, Salário e Cargos
 
Um dos principais objetivos da EBSERH  “é estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano de carreiras com vistas a atingir os objetivos da Empresa”.
 
Diante da necessidade de aumentar seu quadro de funcionários, a EBSERH realiza Concursos Públicos pontuais com frequência indeterminada, e gerais com periodicidade de dois anos. Um dos motivos pelos quais os Concursos EBSERH são muito esperados pelos profissionais da saúde de todo Brasil é o Plano de Cargos, Carreiras e Salários que a empresa desenvolveu e aplica nas instituições que administra. 
 
O documento foi criado em 2011 e vem sendo modificado de acordo com os acordos salariais e sindicalistas anuais.
 
Para a elaboração desse Plano, todas as funções foram descritas e avaliadas conforme o grau de complexidade e responsabilidade, organizadas em classes, levando-se em consideração a comparação com os valores salariais identificados em pesquisa de mercado, sendo que cada classe contém 12 níveis salariais.
 
Além do salário base, todos os cargos recebem  Auxílio Alimentação e ainda tem direito a Auxílio Pré-Escolar, Auxílio Deficiência e Assistência Médica e Odontológica
 
A progressão salarial pode ocorrer de modo horizontal (mérito ou antiguidade) ou vertical (anos ímpares, mérito e promoção). Ao todo, a EBSERH emprega quase 12 mil funcionários de diversas áreas profissionais, sendo grande parte da área da saúde. Todos os concursados são contratados nos regimes da CLT.
 
Concurso 2019
 
Foi divulgado no Diário Oficial da União a informação de que a empresa entrou na fase de escolha da banca organizadora para o próximo certame, que contará com 2.250 vagas para níveis médio e superior, conforme projeto básico dos editais.
 
Ao todo são esperados seis editais da Ebserh: três com as vagas em nível nacional e três para as vagas do Hospital da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Cada área - Assistencial, Médica e Administrativa - será contemplada em um documento.
Conforme aponta o projeto básico do concurso, as vagas dos editais nacionais vão abranger as seguintes cidades e estados: 
 
Rio de Janeiro/ RJ, Niterói/RJ, Brasília/DF, São Carlos/SP, Belo Horizonte/MG, Uberaba/MG, São Luiz/MA, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Araguaína/TO, Santa Cruz/RN, Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, Campina Grande/PB, Cajazeiras/PB, Aracaju/SE, Lagarto/SE, Salvador/BA, Maceió/AL, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Vitória/ES, Dourados/MS, Campo Grande/MS, Cuiabá, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Santa Maria/RS, Pelotas/RS, Rio Grande/RS, Manaus/AM e Belém/PA.
 
 
Se interessou? Conheça nossos cursos:
 

Ebserh - presencial : http://bit.ly/Ebserh-Presencial

Ebserh - online : http://bit.ly/Ebserh_Online

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar