Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > Dicas relacionados à Administração com a Profª Tatiana Dornelas

as Notícias

Dicas relacionados à Administração com a Profª Tatiana Dornelas

Por Tatiana Dornelas de Oliveira

 

Você decidiu fazer um concurso e deparou no edital com a parte de conhecimentos específicos em Administração. Para você é tudo novo, “nunca estudei administração!”.

E agora?

Os estudos relacionados à Administração são enormes, deixando sua vida ainda mais complicada. São inúmeros autores, diversos livros, artigos e não há “lei seca” sendo cobrada.

A primeira dica é: não se estresse! Entenda que o campo é vasto e pode acontecer de aparecer uma questão muito difícil utilizando algum autor obscuro das décadas passadas.

Segunda dica: “menos é mais”. É muito melhor que você saiba com qualidade aquilo que cai mais, do que saber superficialmente de tudo um pouco.

Terceira dica: nada de enfiar a cara nos livros acadêmicos. Se você se formou em Administração, ok. Caso contrário, não faça isso! Escolha um material focado em concursos!

Quarta dica: faça MUITOS exercícios, assim você terá noção de como os diversos autores são cobrados nas provas.

Quinta dica: comece pelo geral. Conceitos básicos normalmente são cobrados pelas bancas.

Vamos ver um deles:

 

- Funções administrativas:

 

            Um tema recorrente nas provas é a respeito das funções administrativas. A administração é um processo dinâmico que compreende quatro funções: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

            Para ficar mais fácil para guardar: PODC.

Planejar diz respeito a especificar os objetivos e metas a serem atingidos, definindo as estratégias e ações apropriadas para alcançar esses objetivos. Organizar corresponde ao agrupamento de trabalhos e alocação de recursos, isto é, a distribuição de tarefas e recursos pelos membros da organização. A Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional/ Por fim, o controle irá assegurar que as ações dos membros da organização permitam alcançar os objetivos, monitorando o desempenho dos trabalhadores, corrigindo os desvios verificados.

            Continue acompanhando nossas dicas!

Bons estudos!

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar