Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > Conheça o perfil da banca organizadora IBFC

as Notícias

Conheça o perfil da banca organizadora IBFC

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação está no mercado há anos, tendo sido contratado como banca organizadora de vários certames em todo o país.

Apesar de não ser tão conhecida pelos concurseiros em geral, a organizadora é responsável por cerca de 90% dos concursos em Minas Gerais. Além de já ter aplicado provas em certames de outros estados:

•           Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro

•           Tribunal de Justiça do Paraná

•           Tribunal Regional Eleitoral de Amazonas

•           Ministério Público de São Paulo

•           Prefeituras e governos estaduais

Para manter o sigilo na fase de elaboração das provas, os professores elaboram mais questões do que o necessário, de forma que não terá como saber quais serão cobradas. Eles também não são informados para qual concurso estão trabalhando.

Confira algumas características do estilo de prova aplicada em concursos organizados pelo IBFC:

Os concursos públicos organizados pelo IBFC consistem de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e de avaliações curriculares de títulos e de experiência profissional, de caráter exclusivamente classificatório;

As Provas são objetivas de múltipla escolha. Compostas, em média, de 50 questões distribuídas pelas áreas de conhecimento. Sendo cada questão com 4 alternativas e uma única resposta correta.

A banca possui um perfil mais acadêmico. Dessa forma, a elaboração de suas provas é feita por professores com mestrado e doutorado. Como se adaptam aos pedidos de diversas áreas e instituições, contratam muitos professores. Por conta da rotatividade, a prova não tem um nível de complexidade muito elaborado e aborda questões elementares.

Em relação ao conteúdo cobrado, as questões costumam ser situacionais, ou seja, costumam cobrar conteúdos relacionados ao trabalho do cargo almejado. Não é estilo da banca utilizar pegadinhas em suas questões. Contudo, essa possibilidade não pode ser por inteira descartada;

Embora, em regra, não ser possível cobrir todo o programa do edital nas questões de cada concurso, o IBFC preocupa-se em detectar os principais pontos relacionados com as atividades em suas provas, fato que exige o estudo inteligente dos seus editais;

O IBFC não possui histórico de se aventurar muito por questões polêmicas. Por exemplo, nas disciplinas jurídicas percebe-se que suas questões procuram manter a fidelidade aos textos legais e, quando ingressam em temas da doutrina e da jurisprudência, em geral, exigem dos candidatos conhecimentos sobre pontos que não representam divergências entre doutrinadores e tribunais.

Em disciplinas como Raciocínio Lógico e Português, o estilo do IBFC já foi comparado ao estilo da organizadora CESGRANRIO.

Agora que você já conhece algumas das características dessa banca, comece a se preparar para o concurso TJMG 2º Instância que teve a IBFC escolhida como banca. Temos turmas com início dia 14 de maio.

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar