Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > Concurso PC-RJ delegado: mais uma banca é formada

as Notícias

Concurso PC-RJ delegado: mais uma banca é formada

A Polícia Civil do Rio de Janeiro formou a banca examinadora de Direito Constitucional para as provas do concurso de delegado. Na última terça-feira, 21, a corporação anunciou os delegados Marcus Neves e Luiz Marcelo como membros responsáveis por essa área. 
 
Outros nomes da banca também já foram divulgados. O desembargador federal Guilherme Calmon, por exemplo, foi escolhido para disciplina de Direito Civil. Já o também desembargador Paulo Rangel aceitou o convite para banca de Direito Processual Penal. Os delegados Alessandra da Silva Andrade e Marcos Motta, por sua vez, foram anunciados como integrantes para Direito Administrativo. Ainda restam os membros para Medicina Legal. 
 
Nas provas objetivas do concurso PC-RJ para delegado serão cobradas seis disciplinas, como: 
  • Direito Penal; 
  • Direito Processual Penal; 
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional; 
  • Direito Civil;
  • Medicina Legal. 
Para cada área, um membro da banca examinadora será responsável por elaborar as questões e corrigi-las. A agilidade para formação desse grupo de profissionais é um sinal positivo para os interessados no concurso. Isso porque indica que os preparativos para o edital estão em andamento pela corporação. O cargo de delegado tem como pré-requisito apenas a graduação em Direito. A remuneração atual é de R$18.747,95, já incluído o auxílio-alimentação de R$264.
 
Além de delegado, a Polícia Civil do Rio tem autorização para abrir concurso em mais quatro cargos: auxiliar de necropsia (nível fundamental), técnico de necropsia (nível médio), inspetor (nível superior) e perito (nível superior em áreas específicas).
 
Edital para delegado deve ser o primeiro divulgado 
 
O concurso de delegado de polícia é o que tem os preparativos mais adiantados. E, por isso, deve ter o primeiro edital publicado pela Polícia Civil-RJ. 
 
O secretário da corporação, Marcus Vinícius Braga, já confirmou essa ordem. Ele também apontou qual carreira deve ter o segundo edital divulgado pela PC-RJ. “O primeiro, provavelmente, será o de delegado de polícia, junto com o de inspetor”. A previsão é que o edital da carreira de delegado saia a partir de julho, de acordo com o membro da banca examinadora, Paulo Rangel.
 
Outra dado confirmado é que o concurso Polícia Civil-RJ terá um edital para cada cargo, devido suas características específicas. A direção da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) informou que os editais serão publicados em até 45 dias após a contratação da banca.
 
No momento, a corporação está na fase de escolha da banca organizadora. Até oito instituições enviaram suas propostas de preços para receber as inscrições e aplicar as provas do concurso. 
 
Oferta do concurso Polícia Civil-RJ pode chegar a mil vagas 
 
Hoje, a Polícia Civil do Rio trabalha com o aval para abrir 96 vagas no concurso PC-RJ. Essa autorização foi concedida pelo então governador Luiz Fernando Pezão, em 2018. Contudo, o atual chefe do executivo estadual, Wilson Witzel, já anunciou que a oferta passará para mil vagas. De acordo com ele, serão em torno de 180 vagas para delegado e 800 para outras funções de policial. Tal quantitativo ainda não saiu no Diário Oficial. Assim que isso for concretizado, a distribuição por cargos será redefinida. Enquanto isso não acontece, a Polícia Civil do Rio de Janeiro busca alternativas para chegar à oferta de mil vagas. 

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar