Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > Concurso INSS: órgão tem déficit de 22.016 cargos

as Notícias

Concurso INSS: órgão tem déficit de 22.016 cargos

Das 7,4 mil vagas ofertadas no Processo Seletivo Simplificado (Concurso INSS Temporários), somente 2.928 foram preenchidas, o que equivale a menos da metade. Isso porque a Medida Provisória 922, que permitia esse tipo de contratação, perdeu a validade no final de junho.
 
Esse PSS foi uma medida paliativa enquanto o órgão não realiza um novo concurso público. A fila de pedidos de análise já chega a mais de, 1,38 milhão.
 
Junto a isso, o INSS possui atualmente 22.016 cargos vagos, 49 a mais que no mês de junho. A informação consta no Portal Brasileiro de Dados Abertos. As vagas se distribuem da seguinte forma:
 
Analista do Seguro Social:
Ocupados – 4.230
Vagos – 2.344
 
Técnico do Seguro Social:
Ocupados – 14.559
Vagos – 19.672
 
Sem realizar concurso há cinco anos, a última solicitação de certame, protocolada ano passado, foi negada pelo Ministério da Economia em decorrência da situação fiscal do país na ocasião.
 
Solicitação de concurso INSS 2020/2021
 
A última solicitação de concurso INSS foi protocolada em 2019. Na ocasião, foram solicitadas 7.888 vagas para os cargos de Técnico, Analista e Perito Médico. As últimas tramitações do processo aconteceram em janeiro de 2020.
 
3.984 vagas solicitadas – Técnico do INSS
1.692 vagas solicitadas – Analista do INSS
2.212 vagas solicitadas – Perito Médico INSS
 
Conforme informado pelo INSS via e-SIC, o Ministério da Economia decidiu pela inviabilidade de novos certames, por conta da situação fiscal do país.
 
 
Último concurso INSS foi há cinco anos
 
O último concurso para técnicos e analistas do INSS foi realizado em 2015. A seleção contou com 950 vagas, mas o número foi considerado inexpressivo diante do déficit já existente naquela época. No caso de médico perito a seleção anterior foi aberta em 2011, com 375 vagas.
 
Os candidatos a técnico foram avaliados por meio de prova objetiva com 120 questões sobre Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos. 
 
Para analistas foram cobradas as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
 
Para peritos, a seleção foi composta de provas objetiva e de títulos. Na primeira foram 30 questões sobre Conhecimentos Básicos (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo) e 50 de Conhecimentos Específicos. 
 
 
Deseja se preparar para o concurso do INSS? Estude com nosso curso online de onde quiser. Conte com os melhores professores para te auxiliar durante sua jornada de estudos.  
 
Tradição de aprovação em concursos públicos há 23 anos. 
 
Conheça nosso curso online, acesse: http://bit.ly/Curso-Online-Inss
Dúvidas? Nossa equipe responde:
(32) 98819-3500 (WhatsApp) 

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar