Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > Concurso INSS: atual quadro de servidores do órgão pede certame para suprir déficit de 7.614 vagas

as Notícias

Concurso INSS: atual quadro de servidores do órgão pede certame para suprir déficit de 7.614 vagas

Há no Ministério do Planejamento uma solicitação protocolada para que o INSS realize um novo concurso. A informação, inclusive, já havia sido confirmada pela FENASPS (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social).

Em conversa com um dos diretores da Federação, ele contou que a realização do concurso visa suprir o alto déficit de servidores cuja situação o órgão enfrenta. Ele contou ainda que o MPOG “tem sido bastante inflexível na autorização de um novo certame para o INSS”.

Entretanto, vale ressaltar que o pedido feito ao MPOG ainda em novembro do ano passado, voltou a tramitar por diversas no ano de 2018.  O fato é que até o momento ainda não há uma previsão certa sobre a autorização do concurso e do real quantitativo de vagas a serem ofertas.

Outro detalhe importante, que sugere a urgência no concurso, é que até o ano de 2021 mais de 10 mil servidores devem se aposentar. Lembrando que o último concurso do INSS venceu no início deste ano, e com o alto número de aposentadorias, o órgão precisará repor as vacâncias realizando um novo concurso.

O jeito mesmo é aguardar, já que estamos em uma fase de transição e renovação do quadro político.

Reivindicando a realização de um novo concurso para o INSS, a Fenasps organizou neste ano paralisações de agências em todo o país. Conforme a Federação, “no contexto atual o INSS vem passando por um verdadeiro caos, principalmente em virtude da insuficiência de servidores e a proposta de solucionar tais dificuldades com a implantação de ferramentas digitais”.

O INSS inclusive já enviou uma nota técnica ao Ministério do Planejamento ratificando a urgência na recomposição do quadro de pessoal do órgão através dos excedentes do concurso INSS de 2015. A única forma de suprir a falta de servidores é através da realização de um novo concurso.

Segundo a nota, o quantitativo de vagas autorizadas oferecidos neste último certame não foi suficiente para amenizar o déficit de servidores, sendo de extrema importância a autorização de vagas adicionais no novo edital.

 

Venha para o Logos concursos é comece agora a se preparar para esse concurso. Faça já sua matrícula.

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar