Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > Com mais de 4 mil cargos vagos, PF precisará de novo concurso

as Notícias

Com mais de 4 mil cargos vagos, PF precisará de novo concurso

 
O concurso PF (Polícia Federal) precisa ser realizado o mais rápido possível, isso porque o órgão conta com um déficit de mais de 4 mil cargos vagos.
 
Embora a corporação e suas devidas categorias lutem para que haja uma chamada de excedentes da seleção em andamento, a melhor solução será a realização de um novo concurso público. Isso porque a chamada de apenas mil novos policiais não resolveria nem a metade do problema da corporação. De acordo com dados obtidos junto a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), estão em falta 4.330 servidores. 
 
Desses mais de 4 mil cargos vagos, a maior demanda é na carreira de agente. O déficit é de 2.425 profissionais para o cargo que costuma ter a maior procura, pois exige apenas o nível superior em qualquer área. Os cargos de escrivão e delegado são as carreiras que também contam com grande déficit. O primeiro necessita de 970 servidores para repor a carência, enquanto para delegado o número chega a 680 cargos vagos. As carreiras de perito e papiloscopista vêm logo atrás com 130 e 125 servidores em falta, respectivamente. Dessa forma, nem as 500 vagas previstas em edital, tampouco a chamada de uma nova turma serão capazes de suprir toda a necessidade da corporação.
Sobre o último concurso
 
Após muita espera, o edital do último concurso da PF (que ainda está em andamento) foi publicado em junho de 2018 com a oferta prevista de 500 vagas. Os cinco cargos em disputa exigem nível superior, sendo apenas o escrivão e agente em qualquer área e os demais em específicas. 
 
Foram recebidas mais de 147 mil inscrições, sendo a maior procura para a carreira de agente. Desses, todos foram convocados paras as provas, mas quase 35 mil não compareceram ao exame objetivo e foram eliminados do concurso. A seleção foi composta por diversas etapas, sendo elas:
 
- Prova objetiva;
- Prova discursiva; 
- Exame de aptidão física; 
- Prova oral (somente delegado);
- Avaliação médica; 
- Avaliação psicológica;
- Avaliação de títulos (somente delegado e perito);
- Prova prática de digitação (somente escrivão).
- Investigação social; - Curso de formação.
 
 O Logos Concursos abriu uma nova turma para o concurso da Polícia Federal e as aulas começam dia 12/03. Para mais detalhes, você pode entrar em contato pelo nosso WhatsApp: (32)98819-3500

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar