Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > 6 dicas de como se organizar para estudar

as Notícias

6 dicas de como se organizar para estudar

Quer começar a estudar, mas não sabe por onde começar? Então você precisa descobrir como se organizar para estudar. Com este post, você terá 6 dicas para se organizar e melhorar seu aprendizado. Elas podem até parecer simples, mas proporcionam um resultado incrível no seu aprendizado quando utilizadas.
 
1 - Organize os estudos com um cronograma
 
Muitas pessoas têm problemas com rotinas ou cronogramas de estudo. A maneira mais eficaz de ter uma rotina de estudos é através de um cronograma. Com ele, você visualiza sua semana e também planeja os melhores momentos para se dedicar aos estudos.
 
Você pode usar um cronograma fixo ou um ciclo de estudos, o mais importante é que você tenha essa rotina e a mantenha sob controle. Essa é a base fundamental de toda organização.
 
Um cronograma bem feito alivia o stress e diminui a procrastinação. 
 
2 – Organize os estudos com metas diárias
 
As metas de estudo são fundamentais para que você mantenha sua rotina de estudos diariamente. Com elas, é possível perceber que está progredindo, o que dará um estímulo para sua motivação.
 
Pesquisadores descobriram que quando estamos próximo de completar um objetivo nosso cérebro passa a liberar dopamina, um poderoso neurotransmissor responsável pela motivação ao estudar.
 
Além disso, determinar suas metas ajuda você a se manter organizado em sua rotina, pois você estabelece o que estudar e quando estudar. 
 
3 – Tenha um local de estudos organizado
 
Um local de estudos desorganizado, além de atrapalhar a produtividade dos estudos, também faz com que muitos estudantes e concurseiros deixem de estudar, aumentando a procrastinação.
 
Isso porque o cérebro ao perceber a dificuldade de procurar materiais ou mesmo organizar a mesa para estudar irá preferir adiar os estudos e fazer outra atividade mais “fácil”. Daí a importância de manter o local de estudos bem organizado.
 
4 – Conteúdos de estudo organizados
 
Não adianta você ter um cronograma bem feitinho ter um local totalmente organizado, mas na hora de estudar passar horas procurando os conteúdos. O conteúdo precisa estar organizado de maneira que você apenas sente e comece a estudar.
 
Todo o tempo é importante para um estudante, por isso evite perder tempo procurando os conteúdos. Deixe tudo preparado o quanto antes para você apenas estudar e se concentrar.
 
5 – Atividades e exercícios organizados
 
Essa é outra dica importantíssima para manter o aprendizado eficaz. Ter suas atividades e exercícios organizados é muito importante.
 
Para evitar que você estude sem praticar, tenha organizado todos os exercícios e atividades que usará. Isso evita que você fique sem praticar e também ajuda a manter um melhor controle do seu desempenho.
 
6 – Dia da organização dos estudos
 
São poucos os estudantes que possuem um dia de organização dos estudos. Muitos acham que ao montar um cronograma de estudos tudo irá funcionar muito bem e nada irá dar errado. O dia de organização é justamente para manter a organização.
 
Ter um dia dedicado a organizar a sua semana é uma maneira de manter sua rotina de estudos sempre funcionando. Além de ser um ótimo dia para avaliar seu aprendizado.
 
Escolha um dia da semana e todas as vezes nesse dia separe um tempo para organizar sua semana de estudos, nesse dia você irá definir:
 
- Quais conteúdos você irá estudar na semana.
 
- Quais as atividades e os exercícios serão usados na semana.
 
- Definir suas metas da semana.
 
- Verificar o desempenho dos seus estudos.
 
- Melhorar algum aspecto da sua rotina que está falho.
 
 
Não espere amanhã para se organizar para estudar, comece hoje mesmo e dê um passo à frente para conquistar seus objetivos. 

Outras notícias

ver todas

Central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Santo Antônio, 437 - Centro

Juiz de Fora - MG


Veja aqui como chegar