Logos | Preparatório para concursos

BLOG

Home > Blog > 3 passos para se tornar uma pessoa disciplinada

as Notícias

3 passos para se tornar uma pessoa disciplinada

Um fator extremamente importante na preparação para concursos públicos, e que pode ser considerado um grande diferencial em candidatos que foram aprovados e nomeados, é a disciplina.Se você não é uma pessoa com disciplina este é o momentode se aprofundar no tema da sua prova e adquirir essa competência. Calma que ainda dá tempo e o Logos concursos vai te ajudar.

Afinal, como é uma pessoa disciplinada?

Uma pessoa disciplinada é aquela que possui uma meta muito bem definida, assim como uma estratégia/planejamento para conquistá-la. Além disso não mede esforços para executar todas as atividades que constam no planejamento, pois tem consciência de que são imprescindíveis para o sucesso.

Ao contrário do que parece, a disciplina é uma competência extremamente complexa, que não é adquirida do dia para a noite. Quem não a possui, precisa alterar comportamentos, hábitos, rotinas e superar eventuais crenças limitantes, pois, caso contrário, os efeitos positivos duram pouco tempo e o candidato retorna com características antigas.

Três comportamentos são essenciais para a transformação e disciplina do candidato:

1 – Tenha uma meta:

Muitas pessoas só percebem que precisam definir uma meta específica e concentrar todas as energias para alcançá-la depois de várias e dolorosas reprovações. Antes que isso aconteça, tenha disciplina de estabelecer um cronograma e siga ele até o fim. É preciso resistir às tentações (editais de outras áreas) que surgiram durante o caminho para que você consiga focar.

2 – Crie uma agenda

Trata-se de uma agenda comum, na qual são anotadas todas as atividades que você precisa executar durante a semana. A dica é fazer estas anotações no domingo, sempre reservando alguns horários para os imprevistos, que inevitavelmente ocorrem.

Com as tarefas em mãos, executa primeiramente as que mais tiram a concentração. Isso evitava pensamentos soltos, que atrapalhavam – e muito – a assimilação do conteúdo estudado. A introdução da agenda guia é mais que necessária para você saber exatamente o que tem que fazer e como fazer. Essa certeza vai te tranquilizar pois saberá que o tempo para solucionar as pendências já estava reservado.

3 – Mantenha o hábito

Entre as mudanças comportamentais que deverão ser implementadas na vida de um concurseiro, uma das mais eficazes é a execução de atividades rotineiras em horários fixos. Essa prática gera a sensação de estar em dia com as suas obrigações. Crie seu hábito e assim será bem mais fácil executar as tarefas. Com isso o estudo vai fluir bem melhor, de forma autônoma e com poucas interrupções.

Se você tiver paciência e perseverança, em algumas semanas sentirá as transformações e efeitos positivos, a exemplo do aumento da concentração e mais disciplina para todas as áreas da sua vida. Siga as dicas e bons estudos.

Outras notícias

ver todas

central de atendimento

Fale com o Logos

Rua Batista de Oliveira, 693 - 3º andar

Centro - Juiz de Fora - MG

veja aqui como chegar